segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vendas de Veiculos Caem 27,33% em Janeiro


Afetado pela típica baixa na procura de veículos em janeiro, o primeiro mês do ano registrou queda de 27,33% nas vendas ao comparar com dezembro de 2009. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta segunda-feira (1º), foram emplacadas no período 212.937 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Por outro lado, em relação a janeiro de 2009, quando a crise ainda afetava o setor, foi registrado aumento de 7,85% nas vendas — na época, foram comercializados 197.433 unidades.

Ao somar as vendas de motocicletas, de 121.458 unidades, e as de implementos rodoviários (3.578), a queda chega a 25,7%. Apesar do estímulo dado ao setor pelo governo, com disponibilização de crédito e isenção de Cofins, o segmento de motos não mostrou recuperação, e sofreu queda de 23,12% sobre as vendas de dezembro.

A sazonalidade também afetou o negócio de automóveis e comerciais leves: foram emplacados no período 201.381 carros, queda de 23,31% em relação a dezembro, quando foram vendidas 277.931 unidades. Na comparação com janeiro de 2009, quando foram emplacadas 189.769 unidades, o ano começa positivo, com crescimento de 6,12% das vendas de carros.

O mercado de caminhões e ônibus seguiu a mesma tendência e teve as vendas reduzidas em 23,4% sobre dezembro, com o total de 11.556 unidades. Na comparação com janeiro do ano passado, houve aumento de 50,78%, de 197.433 unidades para 212.937 unidades.

Embora o desempenho inferior a dezembro fosse esperado pelo setor, em função do comportamento do mercado brasileiro em relação a veículos com data de fabricação registrada no ano anterior, o volume ficou abaixo do esperado pela Fenabrave, de 237.580 veículos e 138.553 motocicletas emplacadas.

Ranking das montadoras



A Volkswagen ficou na liderança nas vendas de automóveis em janeiro, com 23,89% de participação do mercado. Em segundo lugar ficou a Fiat com 23,28%, seguida da GM (20,75%) e Ford (10,97%). A Renault ultrapassou a Honda e retomou a colocação com 5,39% de market share. A Honda ficou com 5,37% de fatia no mercado brasileiro, seguida da Peugeot (3,74%), Citroën (3,20%), Toyota (1,51%) e Nissan (0,95%), que ultrapassou a Hyundai.

Já nos emplacamentos de comerciais leves, a Fiat manteve a liderança com 20,5% de fatia no mercado nacional. A segunda colocada é a General Motors com 16,82% de market share, seguida da Ford (16,5%), Volkswagen (10,17%), Mitsubishi (8,33%), Toyota (7,54%), Hyundai (6,68%), Honda (2,69%), Kia Motors (2,44%) e Mercedes-Benz (1,52%).

Ao somar os dois segmentos, a Fiat mantém a liderança com 24,49% de market share. Em seguida está a VW, com 22,74%, GM (19,79%), Ford (10,10%) e Honda (4,18%).

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Powered By Blogger

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO